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23/01/2013

Fairey Swordfish Mk I/III



Escala 1/72 pintado com aerógrafo.




O «Swordfish» foi um bombardeiro naval leve, desenhado propositadamente para operação a partir de porta-aviões, durante os anos 30.
O avião foi inicialmente previsto para a função de sinalização, ou seja, uma aeronave que poderia ser lançada a partir de uma catapulta, com o objectivo de verificar a pontaria dos canhões dos couraçados e cruzadores, transmitindo as informações por rádio para o navio.
Mais tarde uma especificação da marinha britânica solicitava que a aeronave de sinalização também pudesse ser utilizada para lançamento de torpedos e a Fairey apresentou o Swordfish.
O avião voou pela primeira vez em 1934 e mesmo para a altura a sua configuração de biplano já era vista como algo antiquada, mas existiam razões para que a configuração biplano fosse escolhida.
O Swordfish era um avião construído sob uma estrutura tubular de metal, coberta de tela, de forma a reduzir o peso da aeronave ao mínimo possível. A versão para operação a partir de porta-aviões tinha asas dobráveis, permitindo o transporte e a acomodação de maior numero de aeronaves.
O reduzido peso do avião e a potência do motor instalado, permitiam ao Swordfish carregar uma carga como o torpedo Mark XII de 450mm de diâmetro um comprimento de 4.95m e um peso de 702kg que começou a ser utilizado pela Royal Navy a partir de 1937.
As duas asas, aumentavam a capacidade de elevação do avião em pistas curtas, embora a sua manobrabilidade fosse sempre um ponto negativo.
A importância desta aeronave na fase inicial de II Guerra Mundial foi bastante importante e começou pelo ataque efectuado pela marinha britânica contra o porto italiano de Taranto e pela ação contra o couraçado Bismarck, torpedeando-o e causando sérias avarias no seu leme.
As qualidades do Swordfish continuaram a ser aproveitadas ao longo da guerra. O seu reduzido peso e elevada capacidade para transportar torpedos ou bombas descolando de pistas curtas, permitiram a sua utilização a bordo de pequenos porta-aviões de escolta, navios civis convertidos, que permitiam aos aliados dispor de escolta aérea para os seus comboios no Atlântico.


Fonte: http://www.areamilitar.net/directorio/AER.aspx?nn=223











3 comentários:

  1. Este modelo é muito lindo!
    Legal compartilhar seu hobby!
    É preciso paciência e dedicação.
    Uma admiradora de seus modelos.

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  2. Fala Nilson, blz ?

    Cara que lindão ficou esse Swordfish !!!!!!!!!! Esse é um dos mais belos biplanos na minha opnião, e a montagem ficou muito boa mesmo, as cores ficaram muito legais, o acabamento o cuidado com as máscaras, a tripulação, os decais, realmente muito bom mesmo !

    Aerógrafo é outra coisa né, mais fácil de usar e de chegar no resultado que almejamos =)

    Viu, é como te falei, a cada kit aprimoramos mais as técnicas, e a diversão é garantida sempre.

    Abração e parabéns pelo belo kit !

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  3. Grande Fernando.
    Mais uma vez obrigado pela visita.
    Esse foi o meu primeiro com aerógrafo mas falhei um pouco nos decalques. Silvering maldito, mas já não caio mais nessa. rsrsrsrs

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